Homem Econômico - Stuart Chase

09/03/2015 11:25

                                   

Stuart Chase

 

Nascido em 08 março de 1888 foi um economista americano, teórico social e escritor. Os primeiros livros de Chase foram a tragédia de Resíduos (1925) e o dinheiro do vale (1928) e foram notáveis por suas críticas corporativas de publicidade e sua defesa do consumidor.

Chase conduziu investigações sobre o desperdício e a corrupção, sendo um deles a indústria frigorífica com Upton Sinclair. Também trabalhou com a Secretaria do Trabalho, o que era uma organização que prestou serviços para sindicatos e cooperativas. Em 1932, Chase escreveu um New Deal, que identificou-se com os programas econômicos do presidente americano Franklin Delano Roosevelt . Fabian socialista e Florence Kelley deu a Franklin Delano Roosevelt, que ele usou em sua primeira agenda da campanha presidencial. Defendia a teoria clássica de administração que caracteriza - se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência e tem por base 14 princípios básicos: 

 

1         Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

 

2         Autoridade e responsabilidade - Autoridade é darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

 

3         Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

 

4         Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

 

5         Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

 

6         Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

 

7         Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

 

8         Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

 

9         Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

 

10       Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

 

11       Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.

 

12       Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

 

13       Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

 

14       Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.